Rio de Janeiro, 


Pesquisa Avançada           Dicas de Pesquisa
Untitled

Página Principal

Institucional
Agenda da Presidência e da Corregedoria
Comissão Socioambiental
Administrativo
Transparência na
gestão pública
Contas Públicas
Informações
Precatórios
Legislação
Certidão de Feitos

Nova pagina 2

Coleta seletiva de lixo
A coleta seletiva foi introduzida no TRT/RJ em 2003, quando foi criada a comissão para este fim.

Em março de 2005, foi iniciada a implantação do sistema no prédio das Varas do Trabalho do Rio de Janeiro e, continuamente, nas demais comarcas.

Atualmente, já atinge 84% das Varas do Trabalho e todo o segundo grau.

 Veja a relação das localidades atendidas

 Leia mais sobre a coleta seletiva 

Impressão frente e verso
A impressão frente e verso dos documentos foi recomendada pela Portaria TRT/RJ nº 151, de 04/10/2007, após concluído o estudo de viabilidade. A norma também determina que passe a constar a exigência da modalidade dúplex nas aquisições de impressoras pelo TRT/RJ.

 Como fazer a margem e formatar a impressora - frente e verso

IMPRESSORAS ADQUIRIDAS PELO TRT-RJ A PARTIR DE 2007

Impressora Quantidade Mês / Ano Duplex
  Lexmark T642 243 01/12/07 Sim
  Multifuncional 100 01/12/07 Sim
  Imp. Laser Mono Peq. Porte 614 01/03/10 Sim
  Imp. Laser Mono Médio Porte 109 01/03/10 Sim
  Imp. Térmica 506 01/02/10 Não

Obs: As impres. térmicas e matriciais não possuem o recurso duplex pois destinam-se à impressão de etiquetas.

Fonte: STI/DSTU/SESET/ TRT/RJ atualizado em abril de 2010  

MANTENHA SUA IMPRESSORA sempre FORMATADA PARA FRENTE EM VERSO

 

Papel reciclado
O uso do papel reciclado proporciona ganhos ambientais importantes. O processo de reciclagem reduz a poluição do ar e dos rios, o consumo de energia e de água, além de contribuir para a inserção social dos catadores.
 
O Papel reciclado, após ter sido testado e aprovado por várias unidades do TRT/RJ, incluindo a Secretaria de Tecnologia da Informação, teve seu uso autorizado, em 2007, e vem sendo utilizado em toda a 1ª Região. No gráfico abaixo, observa-se incremento do consumo, desde essa época. 
 
Vemos que, passado o período de 2006 e 2007, quando a aquisição se destinava basicamente à fase de teste, o consumo cresce vigorosamente. Em seguida, os dados de 2009 mostram equilíbrio no consumo do papel branco e do reciclado.

 
Gráficos do consumo de papel

Também, com a finalidade de reduzir o consumo do papel, foi implantada a campanha “Pense antes de imprimir”, veiculada em todas as mensagens eletrônicas. 

Sobre a crescente redução do custo financeiro do papel reciclado, observamos o que expõe a A3P:

“O poder de compra do poder público orienta os agentes econômicos quanto aos padrões do sistema produtivo de produtos ambientalmente sustentáveis e, por sua grande escala de consumo, pode incentivar o aumento da produção e tornar tais produtos economicamente acessíveis, ou seja, mais baratos.” A3P, Brasília 2006.

Consumo de energia
Estudo para contenção do consumo de energia, proposto pelo Nugam e realizado pela Comissão de Estudos e Proposições de Medidas de Combate ao Desperdício e de Contenção de Energia, produziu importantes efeitos ambientais e financeiros. Os resultados significam uma economia financeira, para o TRT/RJ, em torno de R$ 140 mil mensais.

Contracheque eletrônico
Em parceria com a SGP, foi implantada a versão eletrônica do contracheque, substituindo a via em papel.

O acesso é fácil e rápido, podendo ser feita a impressão no mesmo formato do contracheque que era distribuído, caso necessário. Traz a vantagem de disponibilizar as informações sobre o salário com antecedência de 10 a 15 dias do pagamento.

A antiga distribuição dos contracheques impressos gerava um alto gasto com papel e impressão. Como exemplo, em janeiro de 2008, houve remessa de 5907 unidades impressas em folha A4, na frente e no verso, além das 500 folhas de controle de entrega destes documentos.

Tomando como base o período de um ano, incluindo o salário mensal e o décimo terceiro, eram impressas cerca de noventa mil folhas de contracheques e controles. Isso, sem falar no consumo de energia elétrica e das horas de trabalho de servidores e funcionários terceirizados, para a realização do serviço.

Projeto “Movimente-se”
Incentiva a prática de alongamentos e de pausas durante a jornada de trabalho. Os exercícios, que podem ser feitos individualmente ou em grupo, contribuem para a redução de lesões por esforços repetitivos e de outras doenças ocupacionais.

Em parceria com a Divisão de Saúde, foram definidos exercícios simples, reproduzidos em cartazes explicativos, distribuídos a todas as unidades do TRT/RJ.

 
Veja os exercícios selecionados
 Movimentando os ombros
 Movimentando os membros inferiores
 Movimentando punhos e dedos
 Movimentando o pescoço
OBS.: Para melhor visualização - ao abrir o Powerpoint - clique em "Apresentação de Slides", no modo exibição, próximo ao rodapé. Veja o exemplo: clique aqui!

Dicas de saúde
Orientações, sugeridas pela Comissão, pela Divisão de Saúde e pela Assessoria de Comunicação sobre hábitos saudáveis e prevenção de doenças são divulgadas, diariamente, na intranet.

Biblioteca Livre
São estantes colocadas nos halls dos prédios, e nestes locais é possível deixar um livro já lido, pegar algum que interesse ou trocar um livro por outro. É uma biblioteca sem livros técnicos. Estantes cheias de boas histórias de amor, suspense, terror, ficção científica, espionagem. Uma biblioteca em busca de autores.

Uso equilibrado do prédio das Varas do Trabalho do Rio de Janeiro
O projeto, de iniciativa da direção do Foro do Rio de Janeiro e apoiado pela Comissão  Socioambiental, busca organizar, mediante ajustes com as Varas do Trabalho, os horários de realização de audiências.

No prédio, onde funcionam 70 Varas, as audiências se concentravam no período semanal de 3ª a 5ª feira. Um número superior a 12.000 pessoas circulava pelos andares em cada um destes dias, produzindo filas imensas nos elevadores, dificuldades na refrigeração, sobrecarga em serviços, como xerox e protocolos, intenso uso de escadas, banheiros, água e lixo. Já nas 2ªs e 6ªs feiras, o movimento atingia apenas cerca de 1.500 usuários, deixando os ambientes bem livres.

Este fato administrativo foi relatado aos juízes titulares das Varas, para que, cientes do problema, pudessem reformular seus horários de audiência, de forma a colaborar com a melhoria das condições internas de conforto, segurança e salubridade.

Hoje, embora ainda com grande movimento, o prédio já mostra os resultados positivos deste esforço conjunto.

 Veja os resultados

 

Aquisição de Material
A Comissão Socioambiental, em parceria com a Divisão de Material, busca a aquisição de materiais com menor impacto ao ambiente.

São exemplos: a aquisição de envelopes de circulação-interna “de/para”, de material plástico biodegradável, a aquisição de envelopes, post-it e agendas em papel reciclado.

Combate ao desperdício

Canecas
Com a finalidade de incentivar a substituição do copo descartável, foram distribuídas 4300 canecas de louça para o público interno do TRT/RJ, no início de 2010. Com isso, tivemos uma redução significativa da quantidade de copos de plástico utilizados, gerando impacto muito favorável à coleta de lixo.

Cartuchos de Impressão
O TRT/RJ deu mais um passo em direção à sustentabilidade, ao firmar convênios com as empresas Lexmark, Oki Data e Xerox, fornecedoras de toners, cilindros e outros elementos fotocondutores utilizados nas impressoras do Tribunal. A parceria garante o descarte correto desses materiais, pois seus componentes são empregados unicamente em processos de reciclagem, impedindo que sejam jogados no lixo e, consequentemente, provoquem um grande impacto ambiental, não só com o acúmulo de detritos, mas também em relação à contaminação do solo, já que o pó de toner é um agente químico.

 

 

Boas Idéias pelo TRT

Veiculado pela intranet, o Boas Idéias tem o objetivo de divulgar ações de integração e de cuidado ambiental realizadas por quem trabalha no TRT.

Dia 19/11/2010
Árvore de Natal feita de material reciclado, produzida com cerca de 90 tampinhas plásticas de refrigerante. A peça é fruto do trabalho e dedicação da funcionária terceirizada Rosilandia Rodrigues Terra Silva, artesã nas horas vagas. Quem frequenta a Copa no 6º andar do prédio-sede do Tribunal percebeu este detalhe especial na decoração natalina.

Dia 8/12/2010
Os servidores da Vara do Trabalho de Itaperuna resolveram inovar neste Natal. Em vez da tradicional troca de presentes, decidiram exercitar a solidariedade e ajudar o Papai Noel dos Correios a realizar o desejo de algumas crianças. Essa boa ideia também pode ser adotada por outras unidades

Dia 06/12/2010
O Natal de alguns pequenos cidadãos será mais feliz em 2010, graças à colaboração dos servidores da 6ª Vara do Trabalho de Duque de Caxias. Eles aderiram ao Natal Bacana, projeto que presenteia crianças carentes da comunidade do Lixão, situada naquele município.

Dia 15/12/2010
Os servidores da Seção Especializada em Dissídios Individuais (Sedi) estão orgulhosos com os elogios que a decoração natalina do setor está recebendo. Organizada para despertar na equipe a alegria e a sensação de renascimento próprios do fim do ano, a ornamentação contribui para criar afinidade também com os usuários

 

Servidores em Cena
Idéia inovadora, apoiada pela Comissão Socioambiental, busca reunir dotes artísticos dos servidores do TRT/RJ.

Iniciativa espontânea de alguns servidores, o grupo prepara esquetes, saraus, encontros literários, exposições, contação de estórias e se apresenta para grupos internos e externos. Já houve as seguintes realizações:

As cores da arte – dia 5 de agosto de 2010 na abertura da exposição A Arte das Cores, no Centro Cultural da Justiça do Trabalho

Arte no Fórum evento realizado no dia 18 de novembro, no hall do prédio da lavradio.

O pequeno pode tudo de Pedro Bandeira - encenada no dia 20 de outubro de 2010, nas comemorações da Semana da Criança.

Tributo a Michael Jackson - dia 21 de outubro de 2010 nas comemorações da Semana da Criança.

Encontro com as palavras – encontro literário bimensal, quando autores do TRT apresentam suas criações.

 

Visita Guiada
Realizada a primeira visita guiada para alunos universitários, no dia 16 de novembro de 2010. Este piloto se transformará em proposta para a implantação de visitas ao TRT/RJ.

 

Projeto Cidadania e Justiça
O projeto tem como objetivo o incentivo à aproximação entre a Justiça do Trabalho e as comunidades de seu entorno, particularmente crianças e adolescentes.

Em 2010 com programação extensa e variada que incluiu a apresentação de uma orquestra infanto-juvenil, palestras com noções de cidadania dirigidas a crianças e visitas de alunos da rede pública a instalações judiciárias, a Comissão de Responsabilidade Socioambiental em parceria com a AMATRA- Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 1ª Região, comemorou a Semana da Criança.

Os festejos se iniciaram com a apresentação para 400 crianças do Ciep José Pedro Varela, situado em frente ao Foro Marquês do Lavradio, de uma orquestra de 45 jovens instrumentistas ligados ao projeto Multiplicando Talentos, que executou obras eruditas e populares. Com idades que variam de 8 a 18 anos, eles têm como monitores outros jovens egressos da Orquestra de Cordas da Grota, formada em Niterói por crianças e adolescentes da comunidade carente da Grota do Surucucu. A orquestra, que os recebe para que possam desenvolver talentos musicais, tornou-se um incentivo para que estejam matriculadas nas escolas, pois essa é uma condição para que possam dela participar.

Grupos de alunos da Escola Municipal Celestino da Silva e do CIEP José Pedro Varela fizeram uma visita guiada às instalações das Varas do trabalho e da segunda instância , assistiram à encenação de uma estória pelo grupo Servidores em Cena, além de lancharem e serem presenteados com uma camisa comemorativa.

Território Atividade II – no dia 06 de novembro, no Museu da Maré, a CPRSA e a Amatra participaram deste evento promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, que tem o objetivo de prestar assistência à comunidade carente de 16 favelas que compões o Complexo da Maré.

No evento, além das explicações dadas ao público, foi distribuída a Cartilha do Trabalhador, desenvolvida pela Anamatra, que busca facilitar o conhecimento sobre os direitos e deveres do cidadão, e permitir a integração do judiciário na sociedade.

Redução de impactos ao meio ambiente nas construções do TRT/RJ
A Divisão de Obras elaborou uma relação de soluções sustentáveis para serem adotadas nas construções e reformas a serem realizadas no TRT/RJ.

 
Veja as soluções e as comarcas beneficiadas

Campanhas de doação
Tais ações beneficiam grupos sociais externos à instituição e despertam no grupo o sentido de ajuda, amizade e solidariedade frente a injustiças sociais.

O objetivo comum fortalece o relacionamento e contribui para a integração do grupo.

São realizadas três campanhas anuais: em fevereiro - material escolar, em junho - alimentos e agasalhos para o inverno, em outubro – brinquedos novos e outros itens infantis. Outras campanhas podem ocorrer em função de alguma necessidade especial.

O TRT/RJ recebeu o Selo Incavoluntário 2008 pela parceria nas ações voluntárias do Instituto e Diploma  da Associação Repartir, em agradecimento ao apoio às ações da instituição.


 
Veja as campanhas já realizadas

 Veja os diplomas recebidos

Doação de sangue
Para estimular a contribuição voluntária, foi veiculada a sugestão de doação de sangue pela intranet e por e-mail, com informações sobre os locais de doação.

Dia do meio ambiente
A comemoração do dia 5 de junho tem o objetivo de destacar a data e fortalecer o conhecimento e a participação nas ações socioambientais.

 
Veja o que aconteceu no TRT/RJ

Integração interna
São ações que promovem a integração do público interno, estimulando o conhecimento, o relacionamento e a confraternização do grupo. Também objetiva criar uma cultura de participação, buscando envolver servidores voluntários, em todas as etapas:

  •   Festa Ouro da Casa

Este evento tem a finalidade de apresentar os talentos do TRT/RJ e reunir em uma festa, servidores e magistrados, ativos e inativos, colaborando para a integração e a confraternização de todos. Depois da apresentação dos números dos talentos, há bastante diversão, com música para dançar.

A primeira versão da festa ocorreu em 2007, na AABB da Lagoa, com apresentação de música e poesia . Em 2008, a festa foi realizada na Estudantina Musical, contando com a participação de 300 pessoas e com a apresentação de números musicais de oito servidores. Em 2009, foi realizada a terceira edição da festa , na casa Estrela da Lapa, desta vez para 600 pessoas, com números musicais e de dança de oito servidores.

Em 2010, a festa aconteceu na Marina da Glória para 960 pessoas, com apresentação de 14 talentos. Desta vez, o fundo do palco contou com um banner idealizado pelo servidor Marcelo Mesquita e a apresentação dos talentos ficou por conta de Gilza Melo e Marcelo Mesquita, ambos do grupo Servidores em Cena.

  • Festa dos Terceirizados

A CPRSA apoia a realização da festa de Natal dos Terceirizados, que acontece desde 2006. O objetivo é homenagear os mais de 800 trabalhadores das empresas contratadas e os estagiários que prestam serviços nos prédios do Rio de Janeiro.

A festa é uma grande comemoração, com música, bufê, distribuição de cestas de Natal e presentes, incluindo os filhos de até 12 anos.

Estágio para Nível Médio
Desenvolvido pela Esacs / RJ – Escola de Administração e Capacitação de Servidores, o projeto de estagiários de nível médio foi iniciada em novembro de 2002, com a implantação de um projeto piloto em convênio com a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro SEEDUC/RJ.

 

Inicialmente, foram 20 Varas do Trabalho da Capital e 40 estagiários. Em 2003, o Projeto foi estendido às demais Varas da Capital, recebendo um total de 146 estudantes. Em 2005 passou a incluir as Varas localizadas fora da Capital, passando o TRT/RJ a contar com 264 estagiários. Nestes sete anos, participaram do projeto 1.250 estagiários.

 

Além da complementação do aprendizado teórico adquirido na instituição de ensino, o projeto proporciona importantes benefícios para os estudantes da rede pública de ensino, expandindo sua perspectiva profissional, na medida em que torna possível o conhecimento sobre a complexidade do Poder Judiciário, oportuniza, o contato com valores atitudinais como: senso de hierarquia, obediência a normas de convivência corporativas, disciplina, trabalho em equipe e liderança, que se consubstanciam em competências exigidas pelo mercado de trabalho.           

Destruição dos autos dos processos findos
A destruição dos autos de processos findos, sob a guarda da Secretaria de Gestão de Conhecimento, é realizada através da transformação do material em pasta de celulose, sendo este método considerado adequado ambientalmente para a destinação do papel usado. Evita outros procedimentos como a incineração e a utilização de processos químicos que contribuem decisivamente para a  agressão do meio ambiente.

Ações de sensibilização
São realizadas para estimular a participação nas ações desenvolvidas.

 Eventos Relacionados

Pesquisa
Para aferir o grau de conhecimento e satisfação, e para obter sugestões com relação à atuação a CPRSA, a Assessoria de Comunicação realizou, em 2009, pesquisa nas Varas do Trabalho da Capital, com os seguintes resultados:

Conhecem a Comissão: 60%

Aprovação dos projetos: 82%