Rio de Janeiro, 


Pesquisa Avançada           Dicas de Pesquisa
Untitled

Página Principal

Institucional
Agenda da Presidência e da Corregedoria
Comissão Socioambiental
Administrativo
Transparência na
gestão pública
Contas Públicas
Informações
Precatórios
Legislação
Certidão de Feitos

Dicas de pesquisa

 

Dicas gerais de busca
Dicas de pesquisa básica
Dicas de pesquisa avançada
Dicas de resultados da pesquisa

 

Dicas gerais de busca

Para pesquisar várias palavras, separe-as com um espaço, por exemplo:

Servidores TRT/RJ curso ambientação

 

Para procurar uma frase, inclua a expressão entre aspas duplas, por exemplo:

 

- “Recurso Ordinário”

- “Os servidores do TRT/RJ”

- “Curso ambientação”

- “Altera o Ato nº 36/2009”

 

Obs.: Não usar aspas simples, por exemplo: ‘Os servidores do TRT/RJ’, pois nesse caso não irá funcionar.

 

Dicas de pesquisa básica

A pesquisa básica encontra resultados que contêm as palavras especificadas. Se o usuário buscar por Recurso Ordinário, encontrará conteúdos que contenham a palavra Recurso e a palavra Ordinário, mas se o mesmo colocar a frase entre aspas duplas, ela trará somente a frase especificada.

 

Dicas de pesquisa avançada

A busca avançada oferece operadores adicionais de pesquisa, que o usuário pode selecionar em “Localizar resultados que”.

 

  • Contêm todos os termos – Pesquisa textos que contenham todas as palavras especificadas. Por exemplo, se o usuário digitar Recurso Ordinário no campo pesquisa, a pesquisa avançada encontrará textos que contenham as palavras Recurso e Ordinário. Outro exemplo, se o usuário digitar Sistema de Protocolo Integrado, a pesquisa avançada encontrará textos que contenham as palavras Sistema, Protocolo e Integrado.
     
  • Contêm qualquer um dos termos – Pesquisa textos que contenham qualquer uma das palavras especificadas. Por exemplo, se o usuário digitar a frase Altera o Ato nº 36/2009, a pesquisa avançada encontrará cada palavra da frase, por exemplo, encontrará tudo que contenham Altera e/ou Ato e/ou nº e/ou 36/2009.
     
  • Corresponder parcialmente a todos os termos (%termo%) - Pesquisa palavras que tenham uma parte em comum com todas as palavras especificadas. Por exemplo, se o usuário digitar a palavra “vag” a ferramenta de busca poderá retornar uma palavra que contenha o termo mencionado, como por exemplo, “vaga”, “vagando” etc. Outro exemplo, ao digitar a palavra “gaveta”, ele poderá retornar as palavras engavetar, engavetado, engavetando, gaveta etc.
     
  • Corresponder parcialmente a qualquer um dos termos (%termo%) - Pesquisa palavras que tenham uma parte em comum com qualquer uma das palavras especificadas. Aumenta significativamente a busca, pois procura correlacionar uma e/ou outra palavra.  É útil quando o usuário quer recuperar um conteúdo, existindo sinônimo para o(s) termo(s) procurado(s) e, ainda, a possibilidade de que um ou mais destes termos estejam no plural. Exemplo: autos ou processo - recuperará por um ou outro termo, buscando também quando processo estiver no plural.
     
  • Contêm estes termos localizados perto um do outro - Busca por dois termos e retorna uma pontuação baseada na proximidade das palavras especificadas no conteúdo. A pontuação será mais elevada conforme os termos especificados estiverem mais próximos uns dos outros.
     
  • É igual a todos os termos - Pesquisa palavras com pronúncia semelhante a todas as palavras especificadas. Isto permite a comparação de palavras que são escritas de forma diferente, mas soam semelhantes.
     
  • É igual a qualquer um dos termos - Pesquisa palavras que soam de maneira similar a qualquer uma das palavras especificadas. Isto permite a comparação das palavras que são escritas de maneira diferente, mas que soam semelhante.
     
  • A grafia é como a de todos os termos - Pesquisa palavras que são escritas de forma similar a todas as palavras especificadas. Isto é útil para encontrar resultados mais apurados quando há erros de ortografia freqüentes no conteúdo.
     
  • A grafia é como a de qualquer um dos termos - Pesquisa palavras que são escritas de maneira similar a qualquer uma das palavras especificadas. Isto é útil para encontrar resultados mais apurados quando há erros de ortografia freqüentes no conteúdo.

A pesquisa avançada oferece, ainda, as seguintes opções:


Recuperação de conteúdo por atributos:
 

 

A classificação de conteúdo, realizada pela SESCO/DORC/SGC, utilizou o recurso de atributos, visando alavancar a recuperação de resultados nas pesquisas realizadas. Buscando estabelecer uma classificação qualitativamente razoável dos conteúdos, decidiu-se estabelecer três formas de classificação:

 

A primeira diz respeito ao tipo de conteúdo e é realizada em dois níveis: o nível mais genérico, representado pelo atributo “Assunto” e o mais específico, representado pelo atributo “Sub-Assunto”.

 

Suponhamos que o usuário esteja com dúvidas sobre “petição”. Então, ele deverá escolher o Assunto “Atendimento ao público”, criado para este fim, e poderá especificar ainda mais a sua busca escolhendo o Sub-Assunto “Atendimento ao público / Dúvidas mais frequentes” (fig. 1). Com estas opções, serão obtidos os resultados visualizados na fig. 2.

 

É importante lembrar que a escolha do Sub-Assunto não é obrigatória, contudo, deve ser observado que para cada Assunto existe um rol pré-definido de Sub-Assuntos. Assim, para o Assunto “Atendimento ao público”, poderá selecionar os Sub-Assuntos “Atendimento ao público / Dúvidas mais frequentes” ou “Atendimento ao público / Endereços e Telefones”. Se, por engano, o usuário escolher qualquer outro Sub-Assunto, nenhum resultado será retornado.

 

Para melhor compreensão seguem ilustrações da tela de pesquisa e dos resultados obtidos com os atributos selecionados:


Figura 1


Figura 2

A segunda forma de classificação atende aos casos de publicação de conteúdo que constitua tipo de documento relevante e é representada pelo atributo “Tipo de Documento”. Assim, será possível buscar por um determinado tipo de documento e também pelo seu assunto. Suponhamos que o usuário queira ler um Edital de Pregão de uma licitação que ocorrerá no Tribunal, cujo objeto seja material de escritório (ex.: grampos e bobina). A forma mais precisa para obter esta informação é digitar os termos grampos e bobina, usar a opção “contêm todos os termos”, selecionar o Assunto “Licitação” e o Tipo de Documento “Edital” (fig. 3).


Figura 3
 

Por fim, a terceira e última classificação guarda relação com a origem do conteúdo, ou seja, com a unidade responsável pela produção deste, representada pelo atributo “Unidade Responsável”, cujos valores serão os nomes e/ou siglas das unidades do TRT/RJ.

 

 

Filtrar por

 

Apresenta duas opções que só se aplicam aos atributos (Assunto, Sub-Assunto, Tipo de Documento e Unidade Responsável) quando selecionados, não tendo função para aqueles que ficarem em branco.

 

 

As opções são:

 

  • Corresponder a Todos os Seguintes - Esta opção é melhor utilizada se o usuário conhecer todos os atributos da pesquisa. Se o usuário não tiver este conhecimento ou cometer algum engano escolhendo um dos atributos equivocadamente, a pesquisa poderá não retornar o resultado desejado. É o caso de digitar a palavra “Petição”, escolhendo Assunto “Atendimento ao público”, Sub-Assunto “Atendimento ao público / Dúvidas mais freqüentes” e Tipo de Documento “Edital”, em que nenhum resultado será retornado. Por outro lado, caso o usuário conheça em quais atributos sua busca se encaixa, esta é a melhor opção, pois obterá uma filtragem precisa.

 

  • Corresponder a Qualquer um dos Seguintes - Neste caso, o usuário tem uma busca de caráter geral, pois a ferramenta buscará o termo a ser pesquisado em qualquer um dos atributos escolhidos. Assim, podemos citar como exemplo a pesquisa pela palavra “Petição”, tendo como Assunto “Atendimento ao público”, Sub-Assunto “Atendimento ao público / Dúvidas mais freqüentes” e Tipo de Documento “Edital” (fig. 4): o retorno será mais abrangente, trazendo 19 resultados (fig. 5).

Figura 4


Figura 5

Dicas de Resultados da Pesquisa

Opções de Resultados - Estão disponíveis as seguintes opções de ordenação de resultados:

  • Data de Criação - exibe resultados ordenados pela data de criação do documento em ordem decrescente, isto é, da data de criação mais recente para a mais antiga.
     
  • Pontuação - exibe resultados ordenados pela pontuação decrescente. O percentual mais elevado é atribuído ao conteúdo com as palavras especificadas mais próximas umas das outras. Logo, esse percentual será cada vez menor conforme aumentar o distanciamento entre os termos pesquisados, podendo chegar a um número bem baixo se encontrar apenas um deles. Podemos citar como exemplo: ao se utilizar a opção “localizar resultados que contêm todos os termos" e se pesquisar por 'Resolução' e 'Administrativa', a ferramenta de busca retornará um índice de 100% se encontrar a expressão "Resolução Administrativa", isto é, com os termos um ao lado do outro.

 

Obs.: Os demais itens da caixa de seleção “Ordenar Por” não são visualizados na página dos resultados da pesquisa avançada.


É possível ver as seguintes informações na página de resultados da pesquisa:

·      nn% exibe a pontuação de relevância da ferramenta de pesquisa, classificando conforme cada resultado apresente maior ou menor incidência das palavras da pesquisa.

 

·      Clique  para apresentar uma versão HTML de qualquer item do tipo arquivo (ex: PDF, doc etc)

 

·      Clique para apresentar uma versão HTML de qualquer item do tipo arquivo (ex: PDF, doc etc) com as palavras da pesquisa destacadas.